Valores

Consideramos os valores Hospitaleiros como elementos-chave da identidade da nossa Instituição. Eles manifestam a originalidade da nossa atuação e são a característica distintiva e apreciada da nossa obra.

Os valores hospitaleiros são valores humanos que, na nossa história, brotam do Evangelho, são assumidos por todos, encarnam-se em cada cultura, orientam as decisões dos responsáveis e inspiram a atuação de cada um no cumprimento das duas ações.

A HOSPITALIDADE é o valor síntese, é um valor humano essencial no âmbito espiritual, social, assistencial e clínico. Consiste em oferecer acolhimento, espaço e tempo, atenção e cuidados, humanidade e recursos aos destinatários da nossa missão.

Este valor síntese articula-se em oito valores institucionais:

  • Sensibilidade para com os excluídos

    A nossa hospitalidade implica e alimenta a empatia, preferencialmente em relação aos excluídos, devido às suas doenças ou deficiências psíquicas.

  • Serviço aos doentes e necessitados

    Tudo, e todos, estamos ao serviço das pessoas por nós assistidas; são elas o centro da nossa organização.

  • Acolhimento libertador

    Caracterizamo-nos pelo calor do acolhimento com paciente gratuidade. Exigimos a reabilitação mais completa. Os nossos cuidados têm o calor de um lar.

  • Saúde integral

    O nosso trabalho ao serviço da saúde abrange as dimensões da pessoa segundo o humanismo integral e cristão. O nosso objetivo consiste em curar e prestar assistência, segundo o o exemplo do Bom Samaritano do Evangelho.

  • Qualidade profissional

    Somos eficazes no nosso serviço mediante o rigor profissional, a eficiência na gestão, o trabalho em equipa, a adaptação de dispositivos e a permanente atualização dos profissionais.

  • Humanidade na assistência

    Cultivamos de modo explícito e praticamente a humanização nas tomadas de posição e em todas as atividades concretas. A nossa atenção é um encontro humano que dá prioridade à dignidade da pessoa.

  • Ética em toda a atuação

    Exigimos de nós mesmos um comportamento ético, de acordo com os princípios da Bioética e da Hospitalidade, em toda a nossa atuação.

  • Consciência histórica

    Fomentamos a consciência individual e coletiva de fazermos parte da história hospitaleira, fiéis às nossas origens, protagonistas do presente e construtores do futuro hospitaleiro.