Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família

 

Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família (CRPSF), localizado em S. Roque - Funchal, ilha da Madeira, é um dos doze estabelecimentos de saúde dirigido pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Instituição Particular de Solidariedade Social, com fins de saúde, que conta com mais de 125 anos de presença em Portugal.

Criado em 1950, o CRPSF acolhe crianças e jovens e está orientado para a prestação de cuidados diferenciados e humanizados em saúde mental da infância e adolescência, pedopsiquiatria, multideficiência e reabilitação, de acordo com as melhores práticas, qualidade e eficiência, respeito pela individualidade e sensibilidade da pessoa assistida, numa visão humanista e integral da pessoa.

O Centro possui uma lotação global de 235 camas, distribuídas por 7 unidades de médio e longo internamento, 2 residências de transição e uma unidade de curto internamento de pedopsiquiatria.

CRPSF desenvolve os seus objetivos no âmbito da prestação de cuidados de saúde de acordo com o modelo assistencial hospitaleiro que abrange as vertentes preventiva, terapêutica e reabilitadora, orientado para a centralidade da pessoa assistida. Este modelo fundamenta-se numa metodologia de intervenção que inclui diagnóstico, planeamento, implementação e avaliação de um programa individualizado de cuidados, desenvolvido por equipas multidisciplinares.

Como instituição de cariz confessional, o Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família orienta-se pelos princípios da Doutrina Social da Igreja e pelo carisma dos Fundadores, São Bento Menni, Maria Josefa Recio e Maria Angustias Giménez.