Docência e Investigação

O compromisso permanente pela melhoria dos cuidados e o desenvolvimento dos profissional dos seus colaboradores, assumido pelo CRPSF em consonância com o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, potencia as atividades de investigação, desenvolvimento, formação e docência, permitindo que sejam criadas e consolidadas estruturas específicas que garantam o suporte e o impulso necessários.

Esta preocupação está presente desde as origens da Congregação. Desta forma, o serviço às pessoas assistidas é a matriz da qual emergem pedidos de formação e investigação que melhoram a nossa forma de atuar.

  • Docência

    A docência é o processo inerente à ação educativa que se constitui no ensino-aprendizagem, na pesquisa e na gestão de contextos educativos dentro (por exemplo estágios) e fora da instituição (por exemplo aulas).

    Mediante a docência, transmitimos aos futuros profissionais não apenas conhecimentos técnicos e científicos, mas também valores e um estilo próprio de realizar a assistência, enriquecendo a pluralidade das formas de compreender o serviço prestado às pessoas por nós atendidas.

    A docência ministrada nos nossos centros exige uma rigorosa actualização científica, a qual constitui um desafio permanente para os profissionais e para a Instituição, garantindo um significativo contributo para a formação dos futuros especialistas.

 

  • Investigação

O CRPSF possui um Departamento de Investigação, que tem como missão:

  • Acompanhar e supervisionar a atividade de investigação em curso;
  • Contribuir para a promoção da investigação realizada;
  • Promover um maior envolvimento dos colaboradores na dinamização do departamento de investigação;
  • Facilitar a aquisição de competências para desenvolver um processo de investigação autónoma;
  • Motivar os colaboradores para a realização de estudos científicos;
  • Aumentar a produção científica realizada e publicada.

Passos de submissão de uma proposta de investigação:

 

MOD. 2018 Consentimento Informado

MOD. 187 01 Protocolo de estudo 

 

Para qualquer dúvida contacte:

Dra. Simone Telo ou Dr. Diogo Mendes

E-mail: dep.investigacao.crpsf@irmashospitaleiras.pt