Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família distinguido com “Selo Protetor”

Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família distinguido com “Selo Protetor”
O CRPSF, Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras, foi agraciado com o “Selo Protetor”, distinção atribuída pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ).

Esta distinção caracteriza-se como uma medida inovadora e de reconhecido mérito na promoção de uma maior eficácia e eficiência do sistema português de proteção da população infantojuvenil. Assim, é com muito alegria e gratidão que recebemos este reconhecimento do “Selo Protetor”, validando o trabalho e dedicação do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, em prol das crianças e jovens com deficiência e doença mental da Região Autónoma da Madeira, durante os últimos 71 anos.

 

As crianças e jovens com deficiência e doença mental em instituição, devido às suas limitações e fragilidades, constituem um grupo de risco relativamente à garantia do respeito pelos seus direitos. Desta forma, a candidatura ao “Selo Protetor: garantir os Direitos das Crianças em todos os Contextos de Vida”, permitiu a realização de um autodiagnóstico, o levantamento de boas práticas, e incentivou a uma melhoria contínua na promoção e salvaguarda dos Direitos das Crianças.

 

Atualmente, o CRPSF apoia 224 crianças e jovens, sendo que uma das áreas assistenciais do Centro é a da Educação, tendo uma Escola do 1.º Ciclo com Paralelismo Pedagógico.

 

A intervenção do CRPSF é realizada em parceria com várias entidades públicas e privadas, das quais realçamos e agrademos o apoio da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Funchal, nesta missão.

 

A cerimónia de entrega do “Selo Protetor” decorreu no Auditório Sr.ª da Boa Nova, no Estoril, no dia 16 de março de 2022. No total foram entregues 48 selos protetores a entidades de todo o país.

Segunda, 21 de Março de 2022